sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sonhos, o que são?



Já dizia o poeta: “O sonho comanda a vida”. E é verdade, pois se pensarmos bem sem sonho a vida não era tão encantada e bela, não teríamos a maior partes das invenções que temos hoje no dia-a-dia (roda, máquina a vapor). Estas invenções, antes de serem inventadas, tiveram de ser sonhadas e pensadas (como fazê-las, como dar-lhes utilidade).


Na maioria das vezes, é através do sonho que nós pensamos num ideal de profissão, de casa, de carro que adoraríamos ter. Enquanto sonhamos, não temos limites, é como se o mundo fosse só nosso.

O sonho e é o melhor instrumento que temos para conseguir uma vida mais alegre e descontraída. Através dele, podemos ir a sítios como mundos encantados, cheios de fantasia. Por vezes, são mundos tristes, chamados pesadelos, que estão cheios de terror e de maldade, e é aí que podem estar representados os nosso maiores medos.

O sonho também pode ser uma “constante da vida, concreta e definida”, ou quase sem explicação, pois não se sabe como se forma o sonho e porque se sonha. O que é certo é que, “quando o homem sonha, o mundo pula e avança” (António Gedeão)!



Bruno Rafael Magalhães, 9.º C

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura - O arranque

Cerca de cem alunos da Escola Básica de Arco de Baúlhe estiveram hoje, dia cinco de Janeiro, presentes na primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu na Biblioteca Municipal.
Os alunos prepararam-se ao longo do primeiro período, tendo lido a obra de Alves Redol, Constantino. Guardador de Vacas e de Sonhos. A personagem principal é - do ponto de vista da idade, dos sonhos, da condição social, etc. - uma figura muito próxima da realidade dos nossos próprios leitores, o que decerto terá contribuído para o prazer da leitura.
O teste que a equipa responsável propôs versou questões relacionadas com a intriga da obra, convidando-se também os alunos a expressar opiniões sobre os temas ali tratados. A selecção dos melhores candidatos terá em conta os conhecimentos demonstrados pelos jovens estudantes, bem como a riqueza e criatividade de ideias e opiniões. E, claro, sendo o Júri constituído por professores de Língua Portuguesa, não deixará ainda de se considerar a correcção e riqueza da expressão escrita.
Ideia fundamental: a ler (e a escrever) nos entendemos.