quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Abada de histórias
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free slideshow made with Smilebox
Exposiçao - Dia do não fumador - 2º ciclo
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free photo slideshow made with Smilebox

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura

É já no próximo dia 04 de Janeiro que os alunos inscritos no Concurso Nacional de Leitura realizam a primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura.
Ver regulamento
A prova escrita, conforme regulamentado visa avaliar o conhecimento dos alunos sobre as obras:
O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos
Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos de Alves Redol
A prova será corrigida por um júri do grupo de Português da EBAB, cujos resultados serão divulgados posteriormente. Ficam apurados para a fase distrital os três primeiros classificados. As obras acima referidas encontram-se na biblioteca... escolhe, requisita e …lê!
A todos os participantes... desejamos boas leituras.

Livro da Semana

“… TU TENS A LIBERDADE DE SER TU PRÓPRIA, O TEU VERDADEIRO EU, AQUI E AGORA; NADA SE PODE INTERPOR NO TEU CAMINHO.” A maior parte das gaivotas não se querem incomodar a aprender mais do que os rudimentos do voo, como ir da costa à comida e voltar. Para a maior parte das gaivotas, o que importa não é saber voar, mas comer, como de resto a maior parte dos seres humanos. Porém, para esta gaivota, o mais importante não era comer, mas sim voar, saber mais, conhecer mais ‘alto’. Mais que tudo, Fernão Capelo Gaivota adorava voar. Mas, como veio a descobrir, esta maneira de pensar e de ser diferente não o fazia muito popular entre as outras aves, em especial dos 'chefes do bando' que o observavam desconfiados. Até os próprios pais se sentiam desanimados ao verem que Fernão passava os dias sozinho, a experimentar, a cogitar, fazendo centenas de voos... Não sabia porquê, mas, por exemplo, quando voava sobre a água a uma altitude inferior ao comprimento das suas asas abertas, conseguia manter-se no ar durante mais tempo e com menos esforço. Os seus voos não acabavam com o habitual mergulhar de patas abertas no mar, mas com um pousar leve, de patas bem unidas ao corpo. Quando começou a pousar em pé sobre a praia e depois a medir o comprimento da aterragem, os pais ficaram deveras preocupados. Richard Bach, Fernão Capelo Gaivota

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Livro da Semana

“A importância dos livros tem que ver com isto, com a brincadeira mais séria de todas, a que nos ajuda a pensar e a investir na imaginação, a que nos ajuda a aumentar até o tamanho da caixa que é o pensamento e a guardar nela mais e melhores ideias que nos farão maiores e melhores seres humanos. (…) Vivemos todas as coisas protegidos, porque se passam no interior do livro, mas vivemos de facto, pelo encanto e beleza da escrita.”