quinta-feira, 21 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

GNR na Biblioteca da Escola Básica de Arco de Baúlhe

Realizou-se hoje, uma palestra subordinada ao tema Segurança Rodoviária, pelo núcleo Escola Segura, da GNR.
Esta iniciativa, organizada pelo subdepartamento de Físico-Química, teve como público-alvo os alunos do 9.º ano de escolaridade, a turma CEF de Informática e o 6.º B1.
Os dois guardas presentes apresentaram informações sobre os comportamentos corretos, quer dos peões, quer dos condutores, alertando para situações que podem pôr em perigo a vida de uns e de outros.
Os alunos ouviram com interesse as informações transmitidas e no final colocaram algumas questões, tendo os guardas esclarecido as dúvidas de todos.











quinta-feira, 7 de março de 2013

Livro da Quinzena - Chamo-me Marie Curie


"Eu e Pierre, o meu marido, passámos horas sem fim a interrogar-nos que elemento químico seria aquele que emitia radiações tão surpreendentes. Demos-lhe o nome de polónio. Depois descobrimos o rádio. Chamámos àquele fenómeno radioatividade. Acreditámos sempre que a radioatividade era uma propriedade interna de um átomo instável, de um átomo que era uma caixa de surpresas... e de energia."

O livro começa com uma autoapresentação. No final inclui um quadro cronológico com os principais acontecimentos da sua vida por décadas e, paralelamente, os principais acontecimentos da História, da Ciência/ Técnica e das Artes/Cultura.
Marie Curie (1867-1934), eminente e abnegada cientista francesa, de origem polaca, recebeu dois prémios Nobel pela descoberta da radioatividade do tório e do rádio.

sexta-feira, 1 de março de 2013

CLUBE DE TEATRO APRESENTOU “O FILHO DOS DIAS”


O Clube de Teatro da Escola Básica de Arco de Baúlhe apresentou um interessante espetáculo de cariz  performativo-literário, no dia 22 de fevereiro, pelas 14h10m, na Biblioteca escolar, a que assistiram muitos alunos do oitavo e nono anos de escolaridade. O texto, intitulado “O Filho dos Dias”, da autoria de Joaquim Jorge Carvalho (que foi também o encenador), tratava de temáticas bastante atuais e profundamente relacionadas com a vida dos jovens.
A representação compreendeu momentos de leitura e dramatização de cenas, quase sempre carregadas de emoção e de humor.
À saída, foi possível testemunharmos o agrado de atores e público, havendo mesmo o pedido de, nas próximas semanas, se voltar a apresentar este espetáculo. Parabéns aos atores!