segunda-feira, 29 de abril de 2013

Livro da Quinzena - A Ecologia Explicada aos Jovens... e aos Outros


Este livro, de José Jorge Letria, proporciona ao leitor, através do diálogo entre um pai e um filho, suficiente matéria de reflexão e de informação que dinamize um bom debate quer em casa quer na escola.

Por outro lado, trata-se de um livro que pretende provocar nos jovens o respeito pela Natureza e pelo equilíbrio ambiental. É, acima de tudo, um convite à reflexão e também à acção em defesa de tudo quanto pode contribuir para manter esse equilíbrio.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Concurso Nacional Kit do Mar - Lista de Prémios

Caros Amigos

É com grande prazer que anunciamos a lista de prémios para a edição deste ano do Concurso Nacional Kit do Mar.

Falta menos de uma semana para atingirmos a data-limite de envio de trabalhos. Têm até 19 de abril (6ª feira) para submeterem o vosso trabalho através do preenchimento do formulário de inscrição no nosso site (http://kitdomar.emepc.pt/concurso/formulario-de-inscricao/). Não deixem passar esta oportunidade!

Tenham particular cuidado em enviar-nos ficheiros nos formatos referidos na ficha de inscrição (.doc, .docx, .pdf ou .zip ). Se não vos aparecer uma mensagem a confirmar o envio do trabalho, é porque o mesmo não foi submetido. Não hesitem em contactar-nos em caso de dúvida ou de algum problema.
 

 
Com os melhores cumprimentos,

Equipa Kit do Mar - Siga o nosso projeto educativo em:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

LIVRO RECOMENDADO - 12/4 a 26/4 de 2013


Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto
Escola Básica de Arco de Baúlhe
Biblioteca
Quinzena de 12 de abril a 26 de abril

ELOGIO DO DICIONÁRIO

Eu gosto de dicionários.
Mais do que todos, gosto do Dicionário de Língua Portuguesa. Habituei-me, desde muito novo, a consultá-lo, a confiar no que ele me dissesse, a colher nele a sabedoria que normalmente só encontramos em pessoas muito velhinhas e muito inteligentes.
Bem sei, hoje há - na internet - o Google e outros motores de busca. Mas não é a mesma coisa. O meu Dicionário-livro tem um ritmo adequado às minhas dúvidas e à minha curiosidade. Não está dependente da eletricidade, do alcance de rede, da meteorologia, de tarifário & saldo, da eventual existência de pirataria informática ou erros de informação. Bato à porta da sua sabedoria, entro nele com olhos, dedos, cérebro – e beneficio sempre da sua luz como uma planta do sol.
Encanta-me a possibilidade de conhecer o sentido de algumas palavras em que, leitura a leitura, vou tropeçando no meu quotidiano leitor. E também me acontece, por acaso, enquanto ando à procura do significado de certos vocábulos, descobrir novos termos, que depois utilizo gulosamente, adequadamente, orgulhosamente.
Por exemplo, gostei muito de saber que havia uma palavra para dizer alma grande (bondosa, generosa, amável): longanimidade. Ou que obsoleto quer dizer ultrapassado, fora de moda, inútil (e que o nome certo relacionado com esse adjectivo é obsolescência).
Comoveu-me a ideia de que tristeza já foi (e ainda é, se quisermos) tristura. Que beleza também se pode dizer pulcritude. E que há outros preciosos substantivos (nomes) terminados em ude: atitude, beatitude, similitude, plenitude, completude.
Desconhecer palavras é um pouco como andar perdido no universo da linguagem. O Dicionário é uma luz, uma saída segura e certa. Também é, de certo modo, uma espécie de oxigénio da comunicação: conhecemos mais palavras, respiramos melhor. Vamos mais longe, mais alto, mais fundo, porque temos fôlego para tal.
É muito bela a minha, nossa Língua Portuguesa. Digo bela, mas poderia igualmente dizer linda, ou formosa, ou melodiosa, ou até amada. O Dicionário oferece-me mil adjetivos para exprimir o meu amor e a minha admiração. (Mil adjetivos é uma hipérbole. Hipérbole é um recurso estilístico que consiste numa forma de exagero retórico. Sei isto porque, há muito tempo, consultei o Dicionário e aprendi.)
O Dicionário é meu Amigo com maiúscula. Amigo ínclito. Ínclito significa ilustre e celebrado. Se não acreditas, vai ao Dicionário.

Cabeceiras de Basto, 12 de abril de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Livro da Quinzena - Leonardo e a caneta que desenha o futuro


 
Leonardo foi pintor, arquiteto, tecnólogo, Engenheiro, Filósofo e investigador. tornou-se um mito ainda em vida. foi um grande inventor. se o seu trabalho tivesse sido corretamente interpretado, talvez napoleão tivesse viajado de avião e nós já teríamos colonizado os planetas do sistema solar. inventou inúmeros objetos que usamos ainda hoje em dia, como as lentes de contacto e o tanque militar.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Concurso Nacional Kit do Mar - Inscrições até 19 de abril

Caros Amigos,
 
Recordamos que têm até 19 de abril para enviarem os vossos trabalhos para a 4ª edição do Concurso Nacional Kit do Mar.
 
Inscrevam-se através do site http://kitdomar.emepc.pt e venham participar num dia recheado de surpresas e animação.
 
Para a edição deste ano temos já confirmados como prémios o programa de interação com golfinhos do Zoomarine (2º Ciclo) e o programa "Dormindo com Tubarões" (1º Ciclo), oferecido pelo Oceanário de Lisboa.
 
Para o dia do Concurso (17 de maio), temos também preparadas uma série de iniciativas lúdicas, entre as quais podemos destacar as atividades de canoagem no centro náutico da Marina do Parque das Nações.
 
Temos tido um feedback muito positivo do novo site e abrimos recentemente uma nova secção onde poderão ter acesso a notícias atualizadas sobre o mar e ainda a fotografias e vídeos de campanhas oceanográficas nacionais. Consultem a nova secção a partir do separador “Media” (http://kitdomar.emepc.pt/media/).
 
Por fim, lançámos hoje um passatempo na página de facebook do Kit do Mar, onde poderão ganhar um lontra de peluche! Interessados? Então concorramaté 19 de abril!
 
Com os melhores cumprimentos,
 
 
Equipa Kit do Mar - Siga o nosso projeto educativo em:
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

IV Concurso de Flauta

 No passado dia 15 de março, teve lugar, na bilbioteca da Escola Básica do Arco, o IV Concurso de Flauta.



Destinado a alunos das turmas de 6.º ano deste estabelecimento de ensino, contou com 10 elementos na final. Os alunos Gonçalo Santos, do 6.ºA1, Ana Couto, do 6.ºA1, e Filipa Alves, do 6.º B1, conseguiram os três primeiros lugares. Foi mais uma edição que primou pela qualidade musical, bem como pela dedicação dos alunos participantes