sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENCONTRO COM UM LEITOR

«UM LIVRO É UM AMIGO PARA A VIDA!”


No dia 19 de Novembro, o Arco de Leitores contou com a presença do Professor Paulo Pinto, que gentilmente se disponibilizou para partilhar connosco a sua paixão pela leitura.
Começámos por lhe perguntar se se recordava dos seus primeiros tempos de leitor. O Professor assegurou-nos que, por influência de familiares, aprendeu a ler muito cedo. Antes ainda de iniciar o ensino primário, já decifrava razoavelmente as letras do alfabeto.
Desde os seis anos, dedicou-se à leitura quase obsessiva de livros, mas confessa que, acima de todos os outros, logo elegeu volumes de História e Geografia como seus preferidos: «Gostava sobretudo de consultar o Atlas. Ainda hoje, tenho grande facilidade em me orientar no país ou no estrangeiro. A minha mulher e as minhas filhas já estão habituadas a que, no ponto mais recôndito do mundo, eu saiba exactamente onde estamos e que vilazinha ou cidade encontraremos nos próximos minutos…
O que é, para o Professor Paulo Pinto, ler? – perguntámos.
Ler é uma necessidade. Claro que é uma actividade que necessita de determinado estado de espírito e de tempo disponível. Mas não me parece que a falta de tempo seja desculpa para não ler… Consegue-se sempre arranjar tempo para ler.
Sublinha que ler é uma forma de estarmos sempre acompanhados. Sendo filho único, os livros ajudaram-no a combater a solidão. “Os livros e a música são modos de nunca estarmos sós…
O Professor lê em todo o lado: “Em casa, sobretudo. E quando digo casa, atenção, refiro-me a todas as divisões, incluindo a casa de banho. Talvez exceptue a cozinha…
Aquilino Ribeiro é, entre muitos outros, um autor de eleição: “Para além de um grande cultor da Língua Portuguesa, é um extraordinário contador. Nos seus romances, está o Mundo e a Humanidade.” Destaca o título Terras do Demo, “mas todos os outros são extraordinários”.
Para o Professor Paulo Pinto, ler comporta óbvias vantagens para toda a gente: “Para além do prazer da leitura, é uma maneira de melhorarmos as nossas competências de comunicação!
A terminar esta bela conversa, o Professor deixou-nos uma mensagem formosa:
Um livro é um Amigo para a vida. Ler é útil e é necessário. E é um prazer. É às vezes um esforço, mas vale sempre a pena. Eu sei que há gente que diz que não gosta de ler. Mas o que há sobretudo é quem nunca se tenha dado a esse esforço. Reparai: no universo todo, ninguém lê tudo, claro. E nem tudo o que se lê agrada. Com a música, é a mesma coisa: ninguém ouve a música toda que há para ouvir. Mas toda a gente arranja algum tempo para ouvir um pouco de música e, em geral, gosta. Deverá ser assim também com os livros. Vale a pena experimentar. Ler compensa.


Arco de Baúlhe, 19 de Dezembro de 2010.
ARCO DE LEITORES

Sem comentários:

Enviar um comentário