quinta-feira, 21 de novembro de 2013

LIVRO RECOMENDADO POR JJC para a quinzena de 19 novembro a 3 de dezembro de 2013


Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto

Escola Básica de Arco de Baúlhe

Biblioteca Escolar

A Casa Misteriosa

Quando chegou ao País da Sabedoria, Rui estranhou o facto de haver tão poucas casas. Uma senhora elegante e amável esclareceu-o:

- Muitos dos nossos habitantes partilham o mesmo teto…

À frente de uma linda casa, à entrada da rua principal da cidade mais antiga do País, o rapaz viu um senhor muito bem vestido, de modos corretos, que observava algo nos céus. Ao fim de dois minutos, entrou.

A senhora elegante e amável explicou quem era aquela figura tão delicada e firme:

- É o senhor António Média. A sua profissão é informar. Precisamos muito dele em casa. Dá-nos factos, faz-nos relatos de acontecimentos, mantém-nos sempre actualizados.

 Depois, chegou uma menina vestida de azul e verde, linda como uma manhã de Primavera. O Rui suspirou, sentindo palpitações no coração.

- Quem é aquela?

- É a menina Sofia Poesia – disse a senhora amável. – Passeia pelos bosques, pela cidade, pela praia, e traz, a cada nova viagem, uma canção, um poema, uma forma única de olhar para o mundo que oferece aos habitantes da casa.

 Logo a seguir, chegou um casal de velhinhos muito simpáticos, que cumprimentaram quem passava antes de entrarem na casa. O Rui já nem teve de perguntar fosse o que fosse, pois a senhora amável de imediato satisfez a sua curiosidade:

- Aqueles são o casal Narrativa. Ela é Maria dos Contos e Lendas. Ele é o José dos Romances. São um precioso tesouro da casa, porque estão sempre a lembrar-se de histórias maravilhosas, que partilham com quem os quer ouvir. São sempre belas histórias que descobriram ou que simplesmente inventaram.

 Finalmente, era já quase noite, chegou uma senhora loira com os seus muitos filhos alegres e barulhentos. Ao caminhar, a mãe ia dizendo, segundo pareceu a Rui, frases admiráveis, porque as crianças à volta soltavam interjeições de espanto (oh!, ah!, ui!, eh!) e, por vezes, batiam palmas.

- É a madame Núria Teatro. Diverte muito os habitantes da casa e do nosso País em geral.

 O Rui estava muito impressionado. E fez uma última pergunta:

- Como se chama esta casa, minha senhora?

A senhora, sempre amável, respondeu:

- Chama-se Livro. Sou eu a sua guardiã, a mademoiselle Leitura. Podes visitar-nos sempre que queiras.

 Arco de Baúlhe, 19 de novembro de 2013.
Joaquim Jorge Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário